top of page

pH e acidez do solo, soluções com a Smart MC²

O pH do solo afeta vários processos no desenvolvimento das plantas, disponibilizando ou não nutrientes para a planta e afetando tanto a saúde como a produtividade da planta. Varia numa escala de ácido - básico, representada respetivamente de 0 a 14 e sendo 7 o ponto neutro, pelo que grande parte das plantas domesticadas requer à volta de 6 e 7 de pH para a sobrevivência.

Os solos de Portugal são geralmente mais ácidos. Em regiões com chuvas abundantes, o escoamento das águas superficiais em terrenos sem cobertura vegetal faz uma lavagem da camada nutritiva do solo e aumenta a acidez do solo. Um dos métodos mais comuns para corrigir a acidez extrema - 4.5 pH para baixo - é usar um pouco de calcário. Este, além de corrigir a acidez e fornecer Cálcio e Magnésio para as plantas, também disponibiliza outros nutrientes essenciais.

Corrigir a acidez é tão importante quanto adubar o solo. Porém, como poderemos saber a taxa exata de acidez do solo? Existem duas maneiras concretas:


  1. Enviar uma amostra de solo para análise laboratorial, o que acarreta custos e tempo; ou então,

  2. Possuir um sensor da Smart MC² que mede em tempo real a acidez do solo!


A importância desta medição passa não só pela sobrevivência da própria planta e consequente colheita, como também pela necessária gestão da agricultura, do solo e a garantia de proveito do agricultor. Felizmente, com a Smart MC² - Soluções Digitais poupa no dinheiro, poupa no tempo e poupa o terreno.

72 views0 comments

Comments


bottom of page